Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Sobre o Câmpus

Institucional

Imprimir

CÂMPUS GOIÂNIA

Apresentação

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é uma autarquia da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que oferece pós-graduação, cursos superiores, técnicos integrados e subsequentes (pós-médio) e cursos na modalidade Proeja (Programa de Educação Profissional Técnica de Nível Médio para Jovens e Adultos), gratuitamente.

No Câmpus Goiânia são oferecidos cursos nas modalidades: mestrado profissional, especializações lato sensu, superiores em bacharelado e licenciatura, superiores em tecnologia, cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos subsequentes ( pós-ensino médio) e mais cursos técnicos integrados no Programa para Educação de Jovens e Adultos na modalidade ensino médio (PROEJA). Todos gratuitos.

O Câmpus Goiânia do IFG localiza-se na Rua 75, n° 46. Setor Central. CEP: 74055-110, Goiânia – GO. Fone: (62) 3227-2700.


Veja aqui a localização do IFG - Câmpus Goiânia

 

Histórico

Com mais de 100 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que foram completados em 2009, o Câmpus Goiânia é a unidade pioneira na história da Instituição, enquanto sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Sua história remonta a antiga capital do Estado de Goiás, Vila Boa, onde foi criada, em 23 de setembro de 1909, a Escola de Aprendizes e Artífices, primeira instituição em Goiás voltada para formação técnica profissional.

Em 1942, com a mudança da capital do estado para Goiânia, a escola foi transferida e consolidou-se como centro de excelência no ensino técnico profissionalizante. No dia 5 de julho de 1942, foi realizada, no pátio da Escola Técnica Federal de Goiânia, parte das comemorações referente ao Batismo Cultural da nova capital do estado de Goiás. Nesse sentido, comemora-se atualmente, na data de 5 de julho, o aniversário do Câmpus Goiânia do IFG, celebração essa alusiva ao período em que houve a edificação do prédio do câmpus na cidade de Goiânia, bem como marca a inauguração da nova capital.

No ano de 1999, a Escola Técnica Federal de Goiás foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET-GO), passando a atuar também no ensino superior.

Hoje a denominação é Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), que foi obtida após a aprovação da Lei 11.892, em dezembro de 2008. A mudança concedeu maior autonomia administrativa, financeira e pedagógica, equiparando a instituição às universidades federais, para que possa contribuir ainda mais com a sociedade, capacitando profissionalmente os cidadãos e oferecendo ensino de qualidade à população.

O IFG conta atualmente com dez câmpus em: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Uruaçu e mais cinco câmpus em fase de implantação nos municípios de Águas Lindas de Goiás, Goiânia Oeste, Novo Gama, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás.

 

Tombamento do prédio do Câmpus Goiânia enquanto patrimônio arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, ainda enquanto Escola Técnica Federal de Goiás ( 1965 - 1999) teve parte do seu prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2003, como um bem isolado e edifício público que compõe o acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco da cidade de Goiânia.

Do perímetro da área de tombamento da Instituição, está inclusa toda a Quadra 118, entre as ruas 75, 66, 79 e 62, no setor Central. Dentro do IFG, os seguintes espaços físicos foram tombados: o pórtico; o pavilhão com as salas de aula do bloco 100, voltado para Rua 75; o Teatro do IFG; o pavilhão com as salas de aula do bloco 200.

O tombamento de um bem, como parte do prédio do IFG – Câmpus Goiânia, não impede a sua ocupação e modernização, conforme as necessidades de se adaptar o antigo ao moderno, mas busca-se, por meio do tombamento, a manutenção e a preservação dos valores históricos e culturais preservados de bens nacionais.


Cursos

Em Goiânia, são oferecidos os seguintes cursos regulares:


Mestrado Profissional

O Câmpus Goiânia do IFG oferece 1 curso de mestrado profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis. O ingresso no curso é feito por meio de seleção anual de candidatos, a partir da publicação de edital pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG.

O mestrado é gratuito, com duração de dois anos e tem como público-alvo: engenheiros, tecnólogos, licenciados e bacharéis, preferencialmente, nas áreas de ciências, exatas e da terra, biológicas, biotecnologia, materiais, meio ambiente ou ciências econômicas – desde que portadores de diploma de curso superior.

Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis


Especialização Lato Sensu

O IFG - Câmpus Goiânia oferece duas especializações Lato Sensu em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica e em Matemática. Os cursos possuem duração de 18 meses e são gratuitos. A seleção é feita por meio de edital publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG. As especializações são gratuitas.

Especialização em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica

Especialização em Matemática


Licenciatura e Bacharelado

O IFG - Câmpus Goiânia oferece oito cursos superiores na modalidade licenciatura e bacharelado, com duração de quatro e cinco anos, respectivamente. A Licenciatura proporciona ao aluno uma formação acadêmica para atuar na docência, como professor na educação básica e superior.

O Bacharelado é uma formação de nível superior presente na maioria das áreas de conhecimento humano, como nas Ciências Exatas, Humanas, Sociais e da Saúde. Garante ao profissional um título para atuar no mercado de trabalho com os conhecimentos, conteúdos técnicos e habilitações específicas do setor produtivo de sua área de graduação.

Bacharelado em Engenharia Ambiental

Bacharelado em Engenharia Civil

Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

Bacharelado em Engenharia Mecânica

Bacharelado em Engenharia de Transportes

Bacharelado em Turismo

Bacharelado em Química* ( Perfil Profissional: Química Industrial)

Bacharelado em Sistemas de Informação

Licenciatura em Física

Licenciatura em História

Licenciatura em Matemática

Licenciatura em Música


Superiores em Tecnologia

Os cursos superiores de tecnologia ou tecnológicos são voltados para aqueles que já concluíram o ensino médio. Possuem grade com carga horária reduzida, com duração média de três anos e são reconhecidos enquanto cursos superiores, o que possibilita ao tecnólogo pleitear uma pós-graduação, posteriormente. O IFG - Câmpus Goiânia oferta 10 cursos tecnológicos.

Tecnólogo em Agrimensura

*Tecnólogo em Construção de Edifícios

*Tecnólogo em Estradas

Tecnólogo em Geoprocessamento

*Tecnólogo em Gestão de Turismo

*Tecnólogo em Hotelaria

*Tecnólogo em Processos Químicos

*Tecnólogo em Redes de Telecomunicações

*Tecnólogo em Saneamento Ambiental

*Tecnólogo em Transporte Terrestre

( * Cursos que deixaram de ser ofertados em 2013)


Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Aliam conteúdos do ensino médio e mais a formação técnica profissional para aqueles que concluíram o ensino fundamental. O IFG – Câmpus Goiânia oferta oito cursos técnicos integrados.

Técnico integrado em Instrumento Musical

Técnico integrado em Edificações

Técnico  integrado em Eletrônica

Técnico integrado  em Eletrotécnica

*Técnico integrado em Informática para Internet

Técnico integrado em Controle Ambiental

Técnico integrado em Mineração

Técnico integrado em Telecomunicações

*Técnico integrado em Trânsito

( * Cursos que deixaram de ser ofertados em 2013)


Cursos Técnicos Subsequentes ( Pós - Médio)

Oferecem uma formação técnica profissional para aqueles que concluíram o ensino médio e possuem duração de dois anos. O IFG – Câmpus Goiânia oferta três cursos técnicos subsequentes.

Técnico subsequente em Eletrotécnica

Técnico subsequente em Mecânica

Técnico subsequente em Mineração


Curso Técnico Integrado/ Proeja - Educação de Jovens e Adultos

Curso técnico integrado de nível médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Consiste em um ensino médio profissionalizante para pessoas com idade acima de 18 anos e que possuem apenas o ensino fundamental.

Técnico integrado em Cozinha (Proeja)

Técnico integrado em Transporte Rodoviário (Proeja)

Técnico integrado em Informática (Proeja)